Confira dicas de especialistas para autores que querem publicar seu primeiro livro
"Um em cada mil manuscritos é publicado", diz Lúcia Riff.
“Eu recebo vários e-mails de pessoas que querem publicar seu livro, mas não sabem por onde começar. E infelizmente eu nunca tenho tempo de responder todo mundo, é uma pena”, lamenta a agente literária Lúcia Riff. Ela diz receber centenas de mensagens, sem contar manuscritos de obras completas, semanalmente, e afirma não dar conta de atender todo mundo.
A agente participou nesta sexta-feira (30) da mesa “Passos da produção do livro - da redação à edição” no Fórum das Letras em Ouro Preto. Em entrevista ao G1, ela explica que entrar no mercado editorial é uma tarefa complicada para escritores iniciantes. “Como diz a Anne-Marie (Metailié, editora francesa), um em cada mil manuscritos acaba sendo publicado. E nem sempre é o melhor, é o que tem mais sorte mesmo”.
Metailié, que participou do mesmo debate, é uma das maiores editoras de autores brasileiros na França. Ela diz que escrever “não é fácil. O autor tem que estar convencido de que para ele isto é uma necessidade”. Socióloga, ela começou sua editora (a Editions Metailié) para publicar apenas três livros, depois de conhecer o editor francês de Samuel Beckett, durante uma pesquisa.
“Era para ser uma editora de ciências humanas, mas fui aumentando o catálogo. Me interesso pelo ‘outro’ – outras partes do mundo, outros países. Temos dois lemas – ‘Livros para viver com paixão’ e ‘livros que trazem o mundo para os leitores’”, explica Metailié, que comemora em 2009 os 30 anos de sua editora.
Primeiro leitor
Ela diz que o trabalho do editor é ser o primeiro leitor do escritor, mas um "leior generoso", que faça críticas construtivas ao seu trabalho, sem nunca se impor demais. “É preciso apagar o seu ego frente aos autores”, explica. “Se você estiver disposto a não ganhar dinheiro por anos, ter paciência para lidar com os bancos, trabalhar por muitas horas e assumir seus erros, este pode ser um trabalho maravilhoso”, explica.
Formada em psicologia, Riff foi trabalhar em uma agência logo após sai da faculdade. Em 1991, montou a Agência Riff. “Em plena Era Collor!”, desabafa. “Tive que economizar, lutar muito. Mas valeu a pena” . Ela diz gostar de estar em contato com os autores brasileiros que representa. “Gonsto do comprometimento, do trabalho a longo prazo. É como uma mãe com vários filhos”.
Ela diz que esperava novas agências literárias aparecendo nos últimos anos, mas que isso não aconteceu. “Há espaço, temos muitos bons autores, um mercado editorial forte. Ao mesmo tempo, é difícil começar – você precisa de um bom escritório, de disposição para viajar internacionalmente, bons contatos”, imagina.
Confira abaixo nove dicas de Lúcia Riff para os novos autores que querem ser publicados
- Leia bastante, conheça outros autores e os gêneros literários.
- Vá a livrarias e procure entender melhor o mercado editorial e o que está sendo publicado.
- Melhore seu texto: participe de oficinas, faça cursos, envie seus textos para uma leitura crítica feita por especialistas (que cobram por isso).
- Envie seu material para editoras que têm o perfil do livro que você quer escrever.
- Você pode achar chato escrever na internet em blogs e sites, mas ela também é um meio para se publicar e amadurecer seu texto.
- Se tiver dinheiro e quiser apenas publicar tiragens menores de seus livros, você pode recorrer a gráficas independentes.
- Gostar de escrever é uma coisa, mas ser publicado é outra. Nem sempre aquele que é publicado é melhor do que o que permanece inédito. É preciso paciência.
- Se você escreve literatura infantil ou juvenil, boa notícia. Esse mercado tem mais espaço para novos autores.
- Visite sites como www.escrevaseulivro.com.br e www.amigosdolivro.com.br para ver mais dicas de cursos e oficinas.
Veja a programação completa do Fórum das Letras de Ouro Preto no site oficial do evento: www.forumdasletras.ufop.br/
Olá. Retribuo a visita. Penso que de tentativa em tentativa chega-se lá... tudo tem sua hora...
ResponderExcluirAbraços,
Helton Cenci
Uma dica:
ResponderExcluirA Sete Seven Editora lança o curso de Inglês mais barato do Brasil por apenas 2,99 com 40 exercícios (no livro) e 40 vídeo aulas (via internet)...
Ideal para quem não tem tempo para aulas presenciais o curso Two Nine Nine que custa apenas 2,99 chegou para trazer facilidade com qualidade!!!
Veja mais detalhes no site: www.seteseveneditora.com.br
Good Class!!!!!